O Brazilian MicroSimulation Model, ou BRASMOD, é o primeiro modelo de microssimulação do sistema brasileiro de benefícios e taxação, em larga escala e de acesso aberto, construído dentro do já consolidado software EUROMOD. O modelo abrange grande parte da estrutura de impostos e benefícios brasileiros, como o Programa Bolsa Família, o Seguro Desemprego, os Impostos Diretos e Indiretos, dentre outros.
Todos os códigos e dados utilizados no modelo podem ser obtidos pela página do BRASMOD no Github, e a documentação acerca das hipóteses adotadas e escolhas metodológicas estão no Country Report.
Os microdados utilizados no BRASMOD foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) até 2015, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) a partir de então. A PNAD e a PNADc são as principais pesquisas domiciliares conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O modelo também incorpora dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) para os anos de 2008 e 2018.
O BRASMOD tem como objetivo ser uma ferramenta de democratização e divulgação do uso de microssimulação para a avaliação de políticas públicas, facilitando a compreensão geral e melhorando o desenho dessas políticas.
O BRASMOD foi desenvolvido a partir de uma parceria do LabPub com o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made) da USP. O desenvolvimento do BRASMOD contou com o apoio da Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (Fipe), Filantropias Samambaia, Fundo Filantrópico Wellspring, Open Society Fundações e Fundação Hewlett.